quinta-feira

O que as mulheres querem? Promoção, é claro!

Independe de raça, credo, idade, classe social e estado civil – elas gostam mesmo é de promoção.

Não é de hoje que as empresas e a sociedade como um todo tacham as mulheres de consumistas. Somos sim e com orgulho. Mas, claro, com moderação! Por isso, gostamos tanto de promoções. São estas que despertam nas mulheres a coragem de comprar o que precisam e o desejo de adquirir o que não precisam.

O marketing promocional tem papel crucial em campanhas para o público-alvo mulher. Agora, não é qualquer promoção que estou falando.

O pague 1 e leve 2 ainda tem forte impacto na escolha, desde que tenha realmente valor agregado no preço, na qualidade do que é oferecido e no poder de persuasão da embalagem.

Porém, vale destacar as infinitas evoluções deste importante “P” como ferramenta de marketing.

Não poderia deixar de citar uma promoção que foi sucesso nos anos 90 - a dos Mamíferos da Parmalat. Sem dúvida nenhuma o sucesso atingiu todos os públicos, entretanto, quero fazer o gancho de destaque do porque foi importante para o segmento feminino.

Primeiro a campanha com crianças vestidas de bichinhos, mexendo com o emocional de toda mulher, seja ela mãe ou não. Este mesmo apelo foi de encontro ao que o produto oferecia – nutrição para as crianças, dotada de uma estratégia promocional inovadora na época – dar ursinho de pelúcia, para que os consumidores lembrassem-se da marca e adquirissem mais e mais produtos da mesma.

(propaganda dos Mamíferos para relembrar)
 
Quantas e quantas mulheres enfrentavam filas todos os dias nos postos de troca atrás destes famosos bichinhos para seus filhos ou até mesmo para si mesmas.

O resultado não poderia ser diferente: foram 15 milhões de bichos de pelúcias distribuídos, muito acima do um milhão e 200 mil que foram fabricados inicialmente.

A ação fez com que o reconhecimento de mercado do leite da Parmalat passasse de 14% para 94% - segundo informações do estudo Porque Nós Somos Mamíferos!

Sucesso este devido à inteligência da ação, elucidando os valores da marca que encantou a consumidora, com uma comunicação integrada com a campanha já existente, construindo um relacionamento sólido entre ambas as partes.

Atualmente, algumas marcas tentaram resgatar esta promoção de ursinhos de pelúcia. No entanto, poucas ações conseguiram criar relações tão fortes com os consumidores quanto à da marca de laticínios Parmalat.

A tecnologia também auxilia esta aproximação promocional com a mulher moderna. É comum empresas fazerem promoções através de SMS (torpedos de celular) para a participação rápida, segura e imediata da consumidora. Ou utilizarem redes sociais, como o Twitter, para anunciar uma promoção, uma vez que cerca de 40% das mulheres seguem as empresas para receberem promoções, como principal motivo.

E agora, vemos nascerem no Brasil outros exemplos de promoção através de sites de compras coletivas. Já ouviu falar?

Rapidamente para quem não sabe, estes sites permitem que o usuário faça uma inscrição no site de compra coletiva e manifeste seu interesse em algum produto que esteja em oferta. Ao mesmo tempo, possibilita a aquisição de produtos a um custo sensivelmente menor em relação ao seu preço normal, o que, sem dúvida, é um benefício.

Já para o anunciante, o principal benefício do sistema é a possibilidade de trazer clientes aos quais não teria acesso sem um investimento direto em propaganda. E com isso, a estratégia da divulgação por meio de compra coletiva tem um custo que é representado pelo desconto real oferecido ao cliente mais o percentual da receita pago ao site.

É impressionante como todos os dias esta nova forma de promoção invade a vida feminina. São promoções de salões de beleza, de massagens estéticas, de depilação a laser, de restaurantes, de roupas...ufa! E está só começando.

Nos últimos dias passei longe destes emails com as promoções do dia dos sites de compras coletivas. Afinal, não tem cartão de crédito e tempo que me permitam comprar tudo.

As ofertas são tentadoras, chegando até 90% em alguns casos. E no final de ano, quem não se preocupa em deixar a casa, o corpo e as economias em ordem?

São inúmeros os modelos de promoção que fazem parte do nosso dia a dia. E para ter sucesso, ficam aqui algumas dicas:

- Ter criatividade – ações inteligentes, inovadoras e que encantem.

- Passar os valores da marca – só faça aquilo que a empresa realmente acredita e é. Não adianta forçar uma ação que não faz parte da cultura da empresa.

- Integrar a promoção com a comunicação da empresa – aproveite a campanha de marketing construída e utilize a promoção como ferramenta de apoio.

- Rentabilidade – as melhores ideias vem de coisas simples. Não esqueça que sua empresa precisa ter lucro.

- E respeitar o consumidor – não subestime os valores, cultura e princípios do mesmo.

Com estas dicas fica mais fácil atingir as mulheres para que divulguem a outras pessoas e consequentemente a promoção da sua empresa seja um sucesso.