quinta-feira

A influência das redes sociais na divulgação de um modelo de negócio

Coluna Trend By Woman (TBW) por Luana Ramos

Facebook, Twitter, YouTube, blogs... São tantas as ferramentas de internet que permitem que as pessoas estejam sempre conectadas e antenadas com tudo o que acontece ao seu redor de uma maneira instantânea. Mas, a algum tempo essas redes sociais deixaram de servir apenas para entretenimento pessoal. Hoje, há muitas empresas que já perceberam a força que esses canais possuem e por isso, não abrem mão de utilizar seus perfis como forma rápida de levar as novidades ao seu público-alvo e assim manter um canal de comunicação direto com o cliente.

Para as empresas, a tarefa mais fácil é estar nos canais de relacionamento na internet. Afinal, é só criar um perfil e pronto! Porém, esta etapa é só o início do trabalho... Todos os perfis criados pela empresa demandam cuidado e atenção para que sejam efetivos na construção de um relacionamento on-line.

Comunicar os canais onde a empresa está é de extrema importância para que as pessoas comecem a interagir. Para isso, a inclusão dos links das páginas de relacionamento no site institucional da empresa é mandatório como primeiro passo para trazer mais confiança para que o público utilize os novos canais de comunicação para se relacionarem com a companhia.

Uma boa maneira de impulsionar as ações na internet é a realização de promoções exclusivas através das redes sociais para os seguidores da marca. Muitas empresas atualmente utilizam o Twitter para realizar esse tipo de ação, uma vez que esse canal é muito dinâmico e de alcance imediato. Temos como exemplos recentes: as operadoras Vivo, Claro e TIM realizando ações promocionais através do Twitter para o lançamento de aparelhos da Motorola.

Como já dito anteriormente, as ferramentas de comunicação com o cliente através da internet são dinâmicas e de alcance imediato. Por isso, é preciso evitar que esse relacionamento se torne desinteressante para o público-alvo. Manter uma rotina de horários durante o dia para atualização dos posts é muito importante e, vale ressaltar que o cuidado com os assuntos publicados não pode ser esquecido, para manter a credibilidade da informação. Divulgar informações úteis faz com que as pessoas comentem as notícias e compartilhem com amigos e conhecidos.

A partir do momento em que uma empresa está presente nas redes sociais, começará a receber dúvidas, reclamações, sugestões e elogios dos seus seguidores. Portanto, é preciso criar um fluxo para que o cliente seja respondido e não se sinta abandonado pela marca, fazendo com que as ferramentas de relacionamento atuem de uma forma positiva.

A Natura, por exemplo, é uma das empresas de consumo que mantêm perfil no Twitter, YouTube, Orkut, Facebook, além de blogs relacionados a diferentes temas. Segundo matéria do Valor Econômico, as dúvidas que chegam através desses canais são respondidas em até dois dias.

A maioria das empresas estão presentes no Facebook, Twitter e possuem os seus blogs. Confira abaixo pequenas dicas de como tornar cada canal mais atrativo para os seus públicos.

Facebook – O Facebook permite se comunicar facilmente com seus seguidores no site. Mural, fóruns e atualização de status permitem responder dúvidas, postar novos produtos e conversar com consumidores. Assim, é possível receber vários feedbacks de clientes e admiradores da marca que poderão servir para projetos futuros.

Twitter – No caso de empresas que possuem muita coisa a dizer, é melhor possuir mais de um perfil no Twitter para que os seguidores não se sintam confusos com tanta informação sobre assuntos diferentes.

A Vivo trabalha dessa maneira, a empresa possui 4 perfis no Twitter que estão linkados entre si e permitem que o cliente siga e obtenha informações relacionadas aos assuntos que mais o interessam.

Blog – O blog é um canal de comunicação com o cliente da marca, não é legal utilizar este canal como meio de divulgar ações de lançamento de um produto ou serviço (ex: press release e ações na mídia). É interessante publicar no blog informações relacionadas ao modelo de negócio da empresa, que despertem curiosidade do leitor de uma maneira mais descontraída e que traga a interação de quem ler.

O site de marketing CMO criou uma lista com informações que podem auxiliá-la na hora de pensar em como colocar o seu modelo de negócio nos perfis de internet. Acesse a lista através deste link:

A internet está aí! Aproveite os recursos que essa rede gigante oferece para tornar o seu empreendimento cada vez mais conhecido e próximo do seu público!

Abraços,
Luana