Aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro o Fórum de Marketing e Customer Trends realizado pela HSM. Respeitados profissionais do marketing nacional e internacional apontaram as novas estratégias e tendências sob diferentes óticas relacionadas à marca, às redes sociais, ao comportamento do consumidor, ao marketing de luxo, à inovação e à co-criação.
Aproveitando-se deste evento foi possível extrair algumas palavras- chave que são essenciais para direcionar estratégias e conseqüentemente vender para mulheres.
Dentre todos os assuntos que foram tratados, uma palavra em especial se destacou por ter sido mencionada por todos os gurus do marketing – engajamento.
Talvez seja até um pleonasmo falar em “engajamento” na hora de vender para mulheres, já que estas em sua maioria, só se encantam (e isto se refere à compra seguida de recompra) por marcas que realmente consigam fazer com elas se engajem.
Mas o ato de engajar não é tão simples assim! É preciso saber o que sua cliente considera importante. É essencial conhecer esses valores para alcançar a fidelização e lealdade.
O objetivo da empresa
deve ser o de transformar a cliente em uma fã, porque não evangelizadora da
marca, para que ela indique e recomende o produto ou serviço.
E isto não tem nada haver
com as verbas investidas em propagandas para atingir estas consumidoras, mas
sim no poder do boca a boca do que falam da sua marca. Isto é feito na
construção da sua marca que começa na própria empresa.
É primordial que seus
funcionários e fornecedores estejam engajados com ela – a sua marca. Além
disso, é importante que estes mesmos funcionários ouçam o que as consumidoras
têm a dizer para eles.
Algumas empresas
brasileiras foram citadas como “engajadoras” seja por ela manter um bom
relacionamento com o fornecedor e capacitá-lo, como no caso da Natura que cuida
de toda cadeia para chegar ao consumidor, ou pela preocupação da empresa em
dialogar diretamente com a consumidora por meio das redes sociais, como a
L’oreal.
Vale ainda ressaltar
algumas outras palavras que foram destaque no Fórum:
Mobile: Que já temos falado
desde o começo do ano, mas vale enfatizar a influência desta tecnologia em aliar
a vida offline e a online e a identificação de cinco situações que o
sistema móvel viabiliza, que são: 1. Conexão social;
2. Registro de dados; 3. Matar o tempo; 4. Exploração; 5. Lealdade.
Democratização: os consumidores estão
mais exigentes e não aceitam produtos/serviços medianos. O Marketing de Luxo
está mais acessível para as massas, o que não quer dizer que se popularizou.
Co-criação: A grande sacada das
empresas é deixar que os consumidores os ajudem a criar os produtos/serviços
que serão utilizados por eles. Neste caso, é válido citar o case apresentado da
brasileira Tecnisa que enxergou o poder do consumo da Terceira Idade e realizou
um projeto baseado no que estes consumidores determinaram ser importante.
Transparência: É importante estar
focado no comando e não no controle da empresa. Com o compartilhamento cada vez
mais rápido das informações é difícil controlar o que se fala e o que se faz
nas empresas, mas com a transparência é possível manter a estratégia, a
organização e o preparo. E para isso é preciso aprender, dialogar, apoiar e
inovar.