terça-feira

Gostinho de Verão!

Coluna Trend By Woman (TBW) por Aline Colleoni

Verão, calor, carnaval - os quilinhos extras do fim do ano que custam ir embora... - tantos motivos para uma saladinha cair bem!

Além de serem refrescantes, as saladas têm se tornado cada vez mais elaboradas. Acompanham todos os tipos de sementes, frutas, carnes, molhos. Com isso, ficaram também mais gostosas - algumas vezes infelizmente até bem calóricas. Saiba tirar vantagem dessa descoberta deliciosa de maneira saudável.

Algumas dicas são importantes para incrementar sua salada e tentar escapar das calorias a mais. A primeira delas é o molho.

Os molhos com creme de leite, maionese, mel, são muito saborosos, mas perigosos para os quilinhos a mais. Pedir uma substituição por molhos com iogurte, azeite, limão, é uma ótima forma de fazer a salada contribuir ainda mais para a dieta de começo de ano – alvo de promessa de tantas mulheres no ano novo!

Outra dica valiosa dos nutricionistas é pedir sempre o molho à parte nos restaurantes. Assim, você evita que sua salada venha carregada e consegue controlar a quantidade que está consumindo. Muitas vezes, percebemos que a quantidade de molho que viria na salada é exagerada. Se for preparar em casa, aproveite e ouse! Dessa maneira você acaba descobrindo uma diversidade de molhos que podem te agradar e que estarão sempre acessíveis.

Para as sementes, como geralmente não alteram muito o sabor da salada, o mais importante é você optar pelos benefícios que cada uma pode te oferecer. Dizem que a semente de girassol é a preferida das mulheres, por ser rica em vitamina E e combater o envelhecimento da pele. Existem diversos tipos que você pode utilizar – a linhaça, a semente de abóbora, gergelim e a quinoa são alguns deles.

As frutas deixam a salada ainda mais refrescante. Pêra, manga, morango são as mais conhecidas, mas você pode experimentar novos sabores com abacate, laranja, banana ou a fruta que melhor combinar com a sua receita – e o seu paladar. Vale a pena deixar a fruta na geladeira horas antes de preparar a sua salada, pois algumas ficam mais consistentes e dão ainda mais frescor ao prato. E lembre-se de utilizar pequenas porções, para não transformar em uma salada de frutas nem ficar enjoativo.

Agora, se você está sempre correndo ou prefere optar por receitas prontas, alguns restaurantes oferecem opções deliciosas. Fique atenta aos restaurantes de lanches e fast food – muitas vezes, as opções de saladas ficam mais escondidas, mas podem oferecer uma refeição completa e saborosa, sem você ir embora com peso na consciência.

O importante é você não deixar a salada se tornar um sacrifício na sua rotina, mas sim tirar proveito da enorme variedade de combinações para deixá-la o mais próximo possível da sua refeição ideal – saborosa e saudável na medida certa.

Abraços,
Aline