segunda-feira

Verão com bebês - como agir?

Coluna Trend By Woman (TBW) por Paula Pimenta

O verão sempre nos lembra praia, calor, sol, mar, cerveja gelada...bem, tudo isso muda quando temos filhos.

No meu primeiro verão como mãe e no primeiro do João Paulo (de 4,5 meses) só penso em banhos, assaduras, calor e irritação.

Infelizmente essa estação, para os bebês, não é a melhor de todas. O calor desidrata e irrita o bebê e após algumas semanas com a temperatura em alta descobri algumas formas de como lidar com isso. Confira aqui as dicas:

- dou pelo menos 3 banhos por dia, sem necessariamente usar sabonete (até mesmo porque sabonete em excesso faz mal para a pele do bebê que fica muito ressecada). O banho sempre é uma festa! Então, aproveito para deixá-lo brincando por mais tempo.

- antes do banho também tiro um pouco a fralda para deixar o bumbum respirar.

- uso toalhas com fralda que irrita menos a pele. Há muitas que já vem juntas, mas caso você não tenha pode usar fralda normal.

- uso talco nas dobras e axilas, mas é importante que a pele esteja bem seca (a pediatra me indicou o talco a base de maisena da Granado que é muito bom).

- a fralda ideal para o bumbum respirar é aquela que não tem plástico, pois esse por sua vez evita a entrada de ar no bumbum. Gosto da Fraldas Huggies Turma da Mônica Soft Touch.

- outro produto que uso para previnir as assaduras é a Dermodex Tratamento (para quando está em vias de assar) e a Prevent . O tratamento custa em torno de R$ 35,00, mas é excelente.

- a partir dos 4 meses ele já pode tomar suco de laranja-lima para hidratar (começe com 20ml e vá até no máximo 90ml no intervalo entre as mamadas). É claro que somente com a indicação do pediatra;

- como a soneca dele é sempre após o banho (já que é o momento em que ele está muito relaxado) deixo ele dormir somente de fralda, dessa forma a pele fica bem mais fresquinha;

É claro que com todos esses cuidados no verão ainda há chances do seu bebê ter alguma reação, como o João Paulo, que por ter a pele muito sensível teve impetigo (http://brasil.babycenter.com/baby/saude/impetigo/) nas axilas, mas rapidamente procurei a pediatra que passou o tratamento e em 3 dias a pele dele já estava quase 100%.

Você também pode encontrar outras dicas no site: http://brasil.babycenter.com/baby/protecao/seguranca-para-o-verao/

Vale o ditado para o verão "todo o cuidado é pouco".

Beijos e até a próxima,

Paula