terça-feira

Berçário ou Babá?

Coluna Trend By Woman (TBW) por Paula Pimenta

Meu filho já está com 5 meses e confesso que quanto mais o tempo passa, mais feliz vou ficando com o crescimento dele, mas também mais triste por saber que daqui a poucos dias voltarei ao trabalho.

Uma das decisões mais difícies foi sobre deixar meu filho com uma babá ou em um berçário. Nem considerei a opção avós, pois eles moram em outra cidade.

Na verdade não há regras, pois cada um deve escolher o que melhor se encaixar no seu estilo de vida, na sua situação financeira e principalmente, no que for o melhor para seu filho.

Já li de tudo, as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções e confesso que sempre fui a favor de colocar o meu filho no berçário, mas a verdade é que só estando na situação para tomar a melhor decisão.

Algumas fontes me ajudaram na decisão: minha pediatra, minhas amigas, o livro Criando Meninos de Steve Biddulph, o site http://brasil.babycenter.com/, alguns artigos e o mais importante de todos - meu instinto maternal.

Após pensar muito e avaliar as opções, escolhi a babá e vou explicar o porquê.

A babá tem como vantagem manter o João Paulo na rotina dele, em casa, e isso é fundamental para que a criança cresça segura e feliz; também me dará mais flexibilidade no trabalho, pois como viajo muito e meu marido também, ter horários fixos para levar e buscar no berçário não funcionaria muito bem para nós dois; e terceiro, nada melhor do que chegar em casa depois de um dia de trabalho e só ficar com a parte boa que é brincar com meu filho, pois o trabalho do banho e alimentação ficam por conta da babá.

Além disso, a babá poderá dormir com ele quando precisarmos ou mesmo viajar conosco já que não temos parentes em São Paulo. Essa ajuda é fundamental para mantermos o nosso relacionamento saudável como casal, porque ser mulher com tantas atividades hoje em dia não é fácil e pedir ajuda não é errado.

Então, desde o 4º. mês de vida do João Paulo eu já tinha a babá para ele se adaptar e não sentir tanto falta da minha presença quando eu voltar ao trabalho.

É claro que há as suas desvantagens, pois sei que o João Paulo irá se acostumar com a babá (e eu também). E no início foi muito difícil ver outra pessoa fazer o meu papel de mãe, como trocar fraldas e dar banho. Além disso, o custo mensal gira em torno de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00 (em São Paulo) dependendo da idade do bebê, da região que você mora e do horário de trabalho. Usei a agência PRENDAS DOMÉSTICAS para contratar a minha babá que já está conosco a quase dois meses e estou gostando muito.

Mas, o mais importante de tudo é que nenhuma decisão é eterna. E mãe de verdade é insubstituível!

Abraços,

Paula