Entrevistas

Aqui você confere todas as entrevistas feita pelo Blog Delas! Mkt!



FEVEREIRO

Entrevistada: Marcela Kauffman

Um case de sucesso fashion - rede social byMK
O começo do ano traz grandes novidades no mundo da moda como o Fashion Week, Feiras de Calçados e Vestuário. As coleções de 2011 começam a ser apresentadas para o público. Enfim, é a moda ditando tendências, acelerando um ano promissor que já começou.
E embarcando nos últimos acontecimentos, nada como personalizar o que é tendência em um lugar que consiga mesclar tudo que combina com você e dividir isto com pessoas que tenham este mesmo interesse.
Na byMk, a primeira e única rede social brasileira voltada para moda é possível montar looks de moda com ferramentas exclusivas online.
Confira abaixo a entrevista com Marcela Kauffman, Community Manager, da byMk falando um pouco sobre o que é esta rede social que está movimentando o mundo fashionista.

Delas! Mkt: Como e quando surgiu a ideia de montar a rede social de moda byMk?
Marcela: Em maio de 2008 deixei meu trabalho em uma indústria farmacêutica e queria muito trabalhar com moda, assunto que eu adoro. Porém, não tinha formação em moda e sim em negócios. Pensei seriamente em abrir uma loja, mas sob a influência do meu marido que trabalhava na área de TI de um banco e que tem muita experiência em desenvolvimento de sistemas, resolvi pensar em algo relacionado à moda na internet voltado para o público brasileiro que fosse bacana, divertido e que eu não precisasse gerar um conteúdo específico, que isso fosse colaborativo (feito por todos que participassem). Na mesma época, começou a se falar nas redes sociais e daí fomos para este caminho. O site foi totalmente desenvolvido pelo meu marido em 3 meses, nas horas vagas. Ele queria muito colocar a “mão na massa” então ajudou bastante.
No começo o byMK era “caseiro” ou seja, a gente cuidava de casa mesmo. Mas com o crescimento gerado pelo boca a boca na internet e o aumento de acessos, em abril de 2009, resolvemos que seria a hora de se dedicar integralmente ao negócio para fazer dar certo.

Delas! Mkt: Quantos usuários a byMK tem? E por quanto tempo estes mesmos usuários permanecem na rede social?
Marcela: Atualmente estamos passando dos 200.000 usuários cadastrados. O tempo médio de permanência no site é de 30 minutos, o que é um tempo bem alto em se tratando de internet.

Delas! Mkt: Qual o modelo de negócios da byMK para atender esta demanda? E quais são os serviços oferecidos para empresas que tenham interesse na byMK?
Marcela: O nosso modelo é procurar sempre oferecer ao usuário uma experiência interativa, ou seja, além de poder se expressar, o usuário passa a ter contato com outros usuários que tenham o mesmo interesse que ele (moda) e comece assim uma rede de relacionamentos com base nisso. Também queremos que os usuários possam ter um contato mais próximo com as marcas e lojas.
Por isso, oferecemos para as empresas modelos de publicidade dentro do byMK que sejam interativos e que possam mobilizar todos os que participam da rede social. São eles: a Marca Parceira, Display Adds, Produtos em Destaque, Plataforma byMK, Concursos de looks e Soluções para PDV (soluções interativas entre o mundo real e virtual, integrando ponto de venda com a internet).

Delas! Mkt: Qual o perfil do público que acessa a byMK?
Marcela: 97% do público são de mulheres, de 15 a 40 anos de idade, solteiras e a maioria pelo menos o ensino fundamental completo, pertencentes as classes A e B.
Fizemos uma pesquisa bem completa com nossos usuários em maio de 2010 que ilustra bem: http://www.bymk.com.br/Publicidade/PesquisaMaio2010.aspx

Delas! Mkt: A byMK é uma rede social fashion. Como vocês utilizam as demais redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut em benefício da byMK?
Marcela: Temos integração com todas esses redes sociais, ou seja, o usuário pode divulgar seus looks e estilo nelas facilmente. Também lançamos uma aplicativo bem interessante para o Facebook- o Fashion.Me que permite a criação de looks no Facebook e byMK simultaneamente, além de permitir a interação dos usuários sobre isso no Facebook, competições de looks, ajuda fashion, etc.

Delas! Mkt: Quais as ações de divulgação que são promovidas pela rede social? E o que vocês fazem para fidelizar estes usuários?
Marcela: Nossa divulgação vem dos próprios usuários e do boca a boca gerado pela internet. Procuramos oferecer sempre novidades e temos muitas melhorias sendo feitas para garantir a fidelização dos usuários. Também procuramos manter um contato próximo com os usuários para poder saber quais são suas expectativas e o que pode ser melhorado.

Delas! Mkt: No ano de 2011 segundo expectativas econômicas o Brasil terá grande reconhecimento no cenário mundial. O que vocês esperam para a byMK em oportunidades?
Marcela: Esperamos que com isso cada vez mais as marcas brasileiras destinem investimentos para o seu lugar na “internet” e que a gente possa ser o grande player nesse processo com as marcas. Também acreditamos que haverá uma expansão do e-commerce, o que também é ótimo.

Delas Mkt: Você teria algum case interessante para nos contar sobre uma parceria bacana que a byMK alavancou nestes 2 anos de existência da rede?
Marcela: Temos algumas parceiras interessantes que alavancamos com a C&A, Privália (clube de compras) e Unilever. Com a Unilever, por exemplo, fizemos toda a parte interativa do lounge no SPFW do lançamento da nova linha Seda no ano passado. Os looks eram criados lá e iam para o byMK no mesmo momento para todos verem e comentarem.

Delas! Mkt: Que dicas você daria para uma empresa que queira trabalhar com o público feminino na área de internet?
Marcela: Procurar estar sempre antenado nas novidades tecnológicas e usar a internet como um canal importante para falar com seu público. Digo isso porque muitas marcas criam um site, um twitter, uma página no Facebook mas deixam abandonado, acham que é um canal passivo como um anúncio em revista por exemplo. E não é, internet, redes sociais exigem trabalho duro, diariamente. Se possível é bom ter uma pessoa exclusivamente dedicada à essas estratégias. Do contrário, não surtirá efeito algum. Mas bem trabalhada, pode surgir efeitos incríveis para o negócio!

Se quiser aderir à comunidade fashion, entre no site: http://www.bymk.com.br/
A Delas! Mkt agradece à Marcela e a toda a equipe da byMK pelas ótimas informações concedidas


JANEIRO


Entrevistado: Luiz Augusto Almeida

Quer comprar ou alugar um imóvel?
Janeiro, vida nova, mudanças! Mudanças? Isso mesmo...o ano se inicia e muitas pessoas começam a buscar um novo imóvel como primeira grande resolução do ano. Confira aqui as dicas do Diretor da Imobiliária Saruê, Luiz Augusto Almeida, para quem quer adquirir um apartamento ou casa. E as tendências para os próximos anos para este mercado.

Delas Mkt: O mercado imobiliário em 2010 esteve muito aquecido, com grandes valorizações de imóveis devido a diversos fatores, mas um em especial que foi a grande demanda ocasionada pelo bom desempenho da economia brasileira. Como você vê este mercado para 2011?
Luiz: A perspectiva é que o mercado mantenha-se em um bom ritmo de atividade. Haverá valorização, embora não tão agressiva como nos anos anteriores. O mercado de imóveis usados concentrará as melhores oportunidades para quem deseja adquirir.

Delas Mkt: O mercado imobiliário tem sazonalidade? Se sim, quando seria o período de maior procura?
Luiz: Existe alguma desaceleração do Natal até após o carnaval, mas nada que possa ser chamado de uma "entre safra”.

Delas Mkt: A mulher é responsável por grande parte do consumo do país, com cerca de 1.3 trilhão dos 2 trilhões destinados ao consumo e cerca de 35% delas são chefes de família. O poder das mulheres tem refletido na compra de imóveis?
Luiz: Sim, de forma espantosa. Há duas ou três décadas, praticamente não havia negócio imobiliário sem a participação decisiva de um homem. Mesmo em casos de mulheres independentes financeiramente e solteiras, sempre havia ou um pai, ou irmão ou um amigo aconselhando e colocando-se ao lado nos momentos decisivos. Hoje cada vez mais se dá o contrário. Mais e mais mulheres independentes visitam, negociam, examinam documentos, sem necessidade de qualquer aval masculino para sentirem-se seguras. Mesmo nas compras familiares as decisões mais importantes do processo são tomadas pelas mulheres.

Delas Mkt: Comprar um imóvel tem um papel importante na vida de todos os brasileiros. E cada vez mais propostas de financiamentos de incorporadoras e bancos possibilitam a compra da casa própria às famílias brasileiras. Quais as dicas que você daria para quem está procurando um imóvel neste momento?
Luiz: É muito importante ser seletivo em momento de mercado agitado. Os imóveis na planta, com toda a flexibilidade na forma de pagamento, acabam escondendo um preço real por metro quadrado no topo do mercado. Nos imóveis usados, por vezes imóveis com pequenas necessidades de "um trato" ainda são verdadeiras pechinchas.
No caso de financiamento há uma abundante oferta de recursos. Recomendamos pesquisar muito, pois existe a possibilidade de se negociar excelentes taxas. Na Saruê temos um Departamento voltado exclusivamente a orientar os caminhos para que se obtenha as melhores condições.

Delas Mkt: Para quem está buscando um imóvel para comprar, quais são os documentos pedidos por um imobiliária? E para aqueles que querem alugar?
Luiz: Na compra são solicitados dos vendedores toda a documentação que comprove a titularidade e que sobre o imóvel não pese nenhum ônus, dúvida, dívida ou litígio, que possa comprometer a aquisição.
Na locação é solicitado comprovação de capacidade de pagamento, documentos pessoais e garantia que pode ser caução, seguro ou fiador.

Delas Mkt: Se a compradora quiser utilizar seu FGTS para adquirir um imóvel, quais são os procedimentos a serem feitos?
Luiz: Os procedimentos são muito semelhantes aos da obtenção de financiamento. A solicitação é feita junto ao agente financeiro ou a própria CEF, que administra os recursos do FGTS. A avaliação do imóvel por estes órgãos comprovará que o valor requisitado é compatível com o do imóvel; em seguida a análise jurídica emitirá instrumento particular com caráter de escritura pública que assinado será levado a registro no cartório competente, após o qual os valores serão liberados diretamente aos vendedores.
O imóvel não poderá ter valor superior a R$ 500.000,00 e nem ter sido objeto de saque do FGTS nos últimos 3 anos.

Delas Mkt: De acordo com seu conhecimento de mercado, o que uma mulher tem comprado mais: um lançamento ou um imóvel usado? Por quê?
Luiz: As mulheres tendem sempre a ser mais pragmáticas em relação à escolha da moradia. Os imóveis usados anexam oportunidades de melhores negociações e melhores preços e acabam por ser os preferidos. Além de vantagens como armários, estilos da vizinhança já de se certa forma estabelecida e exposta, e possibilidade de mudança sem espera.

Delas Mkt: Comprar ou alugar um imóvel requer muito cuidado para avaliar o real custo x benefício do bem. Quais as dicas que você daria para uma mulher verificar se realmente fará um bom negócio?
Luiz: Sempre recorrer a uma Imobiliária de confiança. A Internet entra como auxiliar importante porque disponibiliza uma quantidade muito grande de informações, que agregada às pesquisas feitas juntos aos profissionais que atendam a região de interesse dará os parâmetros necessários para que seja tomada uma decisão segura.

Delas Mkt: Quais são os principais diferenciais da Saruê em comparação às demais imobiliárias do mercado?
Luiz: A Saruê é uma empresa basicamente feminina. Temos 85% da equipe voltada ao atendimento de comercialização de imóveis residenciais formada por mulheres.
Nossos profissionais atuam de forma focada, ou seja, se especializam numa região, normalmente onde moram, o que possibilita o desenvolvimento de uma carteira de ofertas melhor direcionada.
Nosso corpo jurídico é orientado a empreender todos os esforços necessários a finalização segura da negociação.
Oferecemos assessoria para obtenção de financiamento, com consulta direta a plataforma de crédito imobiliário dos principais Bancos brasileiros. E se algum leitor deste blog tiver interesse nesta consultoria, prestamos como cortesia, independente de adquirir ou não o imóvel conosco.
Oferecemos profissionais com expertise na comercialização de imóveis de terceiros e lançamentos.

Delas Mkt: É possível afirmar qual a porcentagem comparativa entre mulheres e homens que adquirem imóveis na Saruê? Qual a predominância?
Luiz: 63% dos imóveis vendidos a solteiros tiveram a mulher como compradora.

 
A Equipe Delas! Mkt agradece ao Sr. Luiz Augusto Almeida pela excelente entrevista concedida e parabeniza a Saruê Imóveis pela dedicação em oferecer um serviço diferenciado para a mulher.

Saruê Imóveis - http://www.sarueimoveis.com.br/


NOVEMBRO

Entrevistada: Lêda Rezende

Para começar o mês de dezembro a Delas! Mkt convidou a escritora Lêda Rezende para falar sobre a mulher moderna, os diferentes papéis exercidos e as relações de amizades.
Lêda Rezende é Escritora, médica Pediatra, com formação em Psicanálise e pós- graduada em Nutrologia.
Nasceu em Salvador – BA e reside em São Paulo há 12 anos.
É membro da SOBRAMES – SP – Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Tem X livros publicados no Brasil, na Espanha e Portugal. E assina dois blogs: http://blogs.abril.com.br/leda e http://ledarezende.blogs.sapo.pt

Delas! Mkt: Dra Leda, escritora, mulher, mãe, filha e amiga. Como é para você representar vários papéis na sociedade? Quais são o(s) mais fácei(s) em sua opinião e quai(s) a(s) dificuldade(s) se houver, de outros?
Dra. Lêda: Na realidade acho que desempenho ou represento um único papel, o de viver a vida da forma que sou estruturada para viver. As subdivisões – se assim posso denominar - fazem parte de um mesmo estilo e pensamento, daí fica sem dificuldades além das cronológicas. Bom, e das organizações em torno de uma cronologia por certo todos nós viventes contemporâneos temos que nos adequar e adaptar. Deste círculo ninguém mais escapa – eis a razão do sucesso absoluto e irreversível da tecnologia e das virtualidades rápidas como por exemplo o twitter.

Delas! Mkt: O que a levou a ser escritora?
Dra. Lêda: Entendo que um escritor é escritor desde sempre. Nasce assim, não importa o valor do texto. A escrita é o traço que o liga ao mundo real como uma forma de simbolizar as perdas e ou angústias. Lembro que as minhas redações de escola e interpretações de texto eram lidas em sala de aula – o que me causava imenso constrangimento por ser tímida. Sempre escrevi. Sem esquecer que sou uma escritora contumaz de cartas acho que desde que fui alfabetizada (rs).

Delas! Mkt: Quais são suas inspirações para escrever seus livros?
Dra. Lêda: Em geral observo o cotidiano bem simples que, aliás, de simples tem mesmo nada. O sábio e filosofo grego Sócrates afirmava que a Filosofia verdadeira circulava nos mercados públicos. Eis o sábio perene. Há todo um comportamento exposto em metrôs, salas de espera, escolha de compras, estilo de vestir ou caminhar. Há um desfilar de emoções sem pudores no dia a dia de quem não se sente observado. Faz parte do ser humano. Muitas das minhas crônicas vieram de um olhar voyeurista em lugares públicos.

Delas! Mkt: A participação da mulher no mercado de trabalho a cada ano é maior e muitas conquistas foram adquiridas pelas mulheres nos últimos anos, como por exemplo, na educação, em que elas já são maioria no nível superior no Brasil (cerca de 60% dos estudantes são mulheres). O que você acredita que tenha sido de fato importante para tal crescimento? E o que ainda deve ser alcançado?
Dra. Lêda: Não sei bem apontar por itens isolados, mas credito a mudança comportamental às mudanças sócio-econômicas. Fez-se requisito de uma ascensão a níveis mais favoráveis de consumo a participação mais efetiva dos grupos disponíveis ao trabalho. Diluiu-se há muito tempo o pensamento preconceituoso de que só trabalha quem precisa e passou a ser considerado que quem trabalha é quem é capacitado para tal. Em 1879 foi o ano em que permitiram o acesso às mulheres aos cursos superiores. Em 1881 foi registrado algumas matrículas de moças nas duas faculdades de Medicina do Brasil (Rio de janeiro e Bahia). E uma vez estabelecido um novo percurso – não há mais como ser retroagido.

Delas! Mkt: Você se considera uma mulher moderna? Por quê?
Dra. Lêda: Não sei se sou moderna, talvez tente ser atual. Até no sentido pragmático. Como falei antes, vencer a cronologia requer uma constante renovação e habilidade. Caso contrário o dia fica destinado a um único dia – se me entende. O importante é fazer de um dia muitos dias. Inicio meu dia de trabalho às seis da manhã e encerro no final da tarde. Tenho apetrechos quase viscerais: I-Pad, Notebook, Blackberry que vão comigo seja lá onde eu for. A cada intervalo dos atendimentos - busco me entender dentro do mundo e não ausente dele. Assim consegui escrever muitos textos, quatro livros publicados e dois em fase de finalização. Sem falar nos concursos literários informados pelo twitter e as conversinhas em tempo real com as amigas queridas residentes nos Estados Unidos e Portugal.

Delas! Mkt: No livro Vitral, o Universo Feminino é retratado através de uma amizade entre duas mulheres de mundos diferentes. Como foi escrever um livro sobre comportamentos diferentes entre estas duas mulheres de universos tão diferentes?
Dra. Lêda: Como falei no começo não há mundos diferentes. Há estilos diferentes, e daí o que menos importa é a Geografia. Foi delicioso relatar as descobertas e as ligações de amizade que iam se construindo entre elas. As diferenças históricas fazem parte de qualquer um – não existem dois iguais.

Delas! Mkt: Quais as similaridades entre estas duas personagens e as diferenças?
Dra. Lêda: São mulheres que enfrentam solitárias as escolhas e as decisões e assim constroem e, em conseqüência, modificam um destino previsível. Vivem sinônimos e antônimos com toda uma base amadurecida calcada na mais absoluta ingenuidade. E ambas seguem o percurso que mais consideram pertinentes - sem cobranças ou comparações.

Delas! Mkt: O índice do livro Vitral é composto por capítulos de verbos no gerúndio. Qual o significado?
Dra. Lêda: Risos...ótima observação. Mesmo o Gerúndio sendo alvo de severas críticas acho que assim que vivemos a Vida. Talvez uma espécie de defesa ao delicado temor em relação ao futuro objetivo.

Delas! Mkt: Em sua opinião, a amizade entre homens e mulheres é diferente? Por quê?
Dra. Lêda: Acho que não, amizade é um conceito que sai do universal e entra no particular de cada um, daí é igual ao sexo dos anjos. Podem ter vínculos ou maneirismos diferentes - mas a amizade é um ato filosófico, independe de fatores de registro em formalidades cartoriais.

Delas! Mkt: A tecnologia é hoje um dos grandes facilitadores para a mulher no dia a dia. Você concorda com esta frase. E como vê a tecnologia em sua vida?
Dra. Lêda: Como um ser orgânico que me ajuda a respirar e caminhar. Sou completamente e despudoradamente tecno-dependente.

Delas! Mkt: Vi que você tem dois blogs. Sobre o que são?
Dra. Lêda: São blogs de crônicas. Relatam em pinceladas as observações comportamentais do cotidiano. O ser humano é riquíssimo no esbanjar das emoções seja qual for o nível cultural ou social. É maravilhoso “ler” o corriqueiro dentro dos supostos pecados capitais e ocasionais.

Delas! Mkt: Qual recado você deixaria para uma mulher que hoje exercer vários papéis e tem o sonho de ser tornar escritora?
Dra. Lêda: Repetirei o que escutei de uma paciente num dia desses na sala de espera do Hospital – persiga seus sonhos. E acrescentaria - se não os pesadelos do irrealizado lhe perseguirão algum dia.


Fica aqui a sugestão de presente para o final de ano – o livro Vitral, de Lêda Rezende.
Pode ser adquirido através do site http://www.clubedeautores.com.br/



OUTUBRO

Olá,
Hoje começaremos uma nova seção no nosso Blog - a seção de entrevistas!
E para aproveitar o mês de Outubro que ainda não acabou e deixar um recadinho para todas as mulheres se cuidarem, teremos como entrevistado o Dr. Rogério Ramires, ginecologista e proprietário do FEMME Laboratório da mulher.
Aproveite esta entrevista com ótimo conteúdo instrutivo!

Delas! Mkt: O mês de outubro tem grande importância para a mulher, pois nele acontece o Movimento Outubro Rosa, que estimula as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos por volta de 1990 e hoje no Brasil várias empresas e instituições já aderiram ao movimento. O que o laboratório Femme tem feito para auxiliar o movimento?
Dr. Rogério: O FEMME tem importante contribuição para o Outubro Rosa com a divulgação do evento para todas as clientes e médicos parceiros, assim como o Outubro Rosa contribui com a divulgação da nossa principal ação de responsabilidade social: A Campanha Saúde da Mulher.

Delas! Mkt: O laboratório Femme tem atendimento exclusivo a mulheres. Em sua opinião, o Sr. acredita que a mulher se sinta mais a vontade para realizar exames de prevenção de câncer neste laboratório por causa disso? E quais são os exames oferecidos pelo laboratório?
Dr. Rogério: As mulheres se sentem mais a vontade, devido ao ambiente acolhedor, equipe médica especializada, tecnologia de ponta e atendimento diferenciado e humanizado, proporcionando o bem-estar físico e emocional a todas. Os exames são: Colposcopia, Vulvoscopia, Colpocitologia Oncótica, Anatomia Patológica, Hibridização Molecular, Histeroscopia, Ultrassonografia Geral e Especializada, Doppler Colorido, Mamografia Digital, Mamotomia, Core Biopsy, PAAF, Agulhamento, Densitometria Óssea, Medicina Fetal, Ressonância Magnética, Citogenética, Biologia Molecular, Imunohistoquímica e Análises Clínicas.

Delas! Mkt: Sabemos da preocupação dos diversos órgãos para divulgar a importância do auto exame das mamas como prevenção e possibilidade de cura. O que mais seria importante para alertar as mulheres a se previnirem contra este tipo de câncer e dos demais?
Dr. Rogério: Importante é realizar o exame de mamografia anual, e já foi comprovado que o auto-exame das mamas não é o suficiente para prevenção do câncer.

Delas! Mkt: Quais são os sintomas que a paciente pode apresentar ao ter câncer de mama? E de colo uterino?
Dr. Rogério: A paciente somente vai apresentar sintomas e sinais na fase avançada dessas doenças. No caso de câncer de colo uterino, a mulher vai apresentar sangramento com odor desagradável no estágio de câncer invasivo. Por isso, a importância de realizar os exames preventivos, para o diagnóstico precoce, uma vez que a evolução dessa doença é silenciosa.
Quanto ao câncer de mama, também é importante a realização da propedêutica (ensinamento e introdução da avaliação) de prevenção para evitar a evolução para casos de caroços (nódulos) que são detectados nas fases mais avançadas da doença.

Delas! Mkt: Quais são os recursos tecnológicos utilizados hoje pelo Femme para detectar e tratar a mulher contra o câncer de mama e colo uterino?
Dr. Rogério: Prevenção do câncer de mama: Deve ser feita a auto-palpação, palpação de mamas no ginecologista, ultrassom de mamas em pacientes jovens quando necessário e mamografia uma vez ao ano a partir dos 40 anos de idade. Disponibilizamos a mamografia digital que é o principal método para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, recentemente inauguramos a Ressonância Magnética indicada para casos de risco aumentado.
Rotina de prevenção do câncer de colo uterino: vulvoscopia, colposcopia, colpocitologia oncótica (papanicolau) uma vez ao ano, a partir do início da atividade sexual. Realizamos também a captura híbrida, indicada para casos especiais.

Delas! Mkt: O Femme tem como um dos destaques a especialidade em câncer Ginecológico. Dentro do quadro médico do laboratório, qual a porcentagem destes especialistas? E quais os diferenciais que o Femme oferece as suas pacientes nestes exames?
Dr. Rogério: Existem profissionais de alto know-how científico dedicados à prevenção do câncer ginecológico: Dr. Rogério Ciarcia Ramires (título de especialista em Patologia no Trato Genital Inferior pela Sociedade Brasileira e doutor em Medicina pelo Departamento de Ginecologista e Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de USP), Dr. Dirceu Ramires Serrano, Dr. Décio Roveda Junior e Dr. Carlos Alberto Pecci Ferreira, que lideram uma equipe de 30 médicos dedicados a essas áreas, equivalente a 60% do corpo clínico.

Delas! Mkt: Além do diagnóstico do câncer, o laboratório Femme também realiza tratamento contra a doença?
Dr. Rogério: O FEMME é um centro de diagnósticos e realiza apenas os exames. Temos um serviço de apoio ao ginecologista para tratamento da infecção pelo HPV.

Delas! Mkt: Quais as mudanças no comportamento que geralmente acontecem com a mulher com câncer? E o que a família pode fazer para ajudar?
Dr. Rogério: Existem algumas etapas após o conhecimento da doença. Em geral, no primeiro momento ocorre uma resistência em relação à situação, às vezes até mesmo uma revolta e depois acontece o processo de conscientização o que leva a paciente ao sofrimento, amadurecimento e mudança de hábitos para conseguir enfrentar a doença. A família deve dar total apoio, deve ser transparente, sem esconder os fatos e ajudar a paciente a enfrentar essa nova etapa da sua vida.

Delas! Mkt: O que os médicos deveriam fazer, em sua opinião para estimular as mulheres a fazerem o auto-exame?
Dr. Rogério: Os médicos têm um importante papel na orientação e conscientização da população. Isso pode ser feito através de palestras, matérias, reportagens, utilizar todas as formas de comunicação para estimular as mulheres a realizarem os exames preventivos.

Delas! Mkt: O Sr. acredita que o Brasil seja referência no tratamento do câncer em mulheres? Por quê?
Dr. Rogério: O Brasil está se esforçando, porém os números de casos de câncer de colo uterino e de mamas ainda são alarmantes.

A Equipe Delas! Mkt agradece ao Dr. Rogério, a equipe do laboratório e à RMA Comunicação pela entrevista concedida.