quinta-feira

Foco na sáude da mulher - um excelente case de marketing feminino

                                   

Bastaram duas horas de reunião com o Dr. Rogério Ramires – Diretor do Femme e Carolina Oshiro – Analista de Comunicação para entender o porque do sucesso do Femme – Laboratório da Mulher.

Porém, para construir este grande case de marketing foram mais de 30 anos de muita determinação e trabalho do Dr. Rogério, de seus sócios e colaboradores.

São 50 mil exames realizados por mês, 7 mil mulheres que passam pelo laboratório, corpo clínico de 50 médicos e 180 colaboradores no total.

Além disso, o Femme registrou 95% de crescimento ao ano nos últimos 3 anos. E em 2009 esteve em 14º. lugar no ranking da revista PME das pequenas e médias empresas que mais crescem, sendo a 1ª. na área da Saúde.

E por trás desta grandeza, uma estratégia clara – foco na saúde da mulher.

A diferenciação é logo notada na própria sala de espera do local. Cadeiras e sofás confortáveis em um ambiente clean e acolhedor com muitas mulheres aguardando para serem chamadas para os exames.

O atendimento é especial – colaboradoras atenciosas e com cuidados especiais àquelas que precisam, seja para direcionar à sala do exame até ajudar a subir alguns lances de escada.

Na visita pelas salas de exames, uma em especial, chama a atenção: a da Ressonância Magnética, com aparelho de tecnologia de ponta, que poucos laboratórios e hospitais do Brasil possuem. Precisão nos resultados e conforto para as pacientes são as palavras que melhor definem o investimento realizado com o aparelho de 2 milhões adquirido em abril deste ano.

Na sala, ambientação feminina e simulação de um céu estrelado para oferecer à paciente um exame mais agradável.

A identificação visual da empresa com o logo “Ciência e Delicadeza” está presente em todo o lugar, seja no uniforme das colaboradoras, nas TVs de LCD que estão espalhadas pelo laboratório para divulgar assuntos relacionados à saúde da mulher ao mesmo tempo em que a distraí enquanto espera. E também, nas recomendações sustentáveis de apagar as luzes enquanto ninguém estiver nas salas.

Segundo o Dr. Rogério criar um laboratório com exclusividade para mulheres veio da preocupação em oferecer atendimento especial para a mulher no momento em que ela precisa de atenção e privacidade. “Ela precisa ficar à vontade e sentir que está segura e confortável para realizar os exames”, completa o médico.

A busca constante pela qualidade também faz parte da estratégia, comprovada pelo certificado com nível 2 da ONA (Organização Nacional de Acreditação). E para 2010 esperam alcançar o nível 3 de excelência.

Manter e fidelizar a paciente é muito importante para o laboratório. E para isso, são realizadas algumas ações de relacionamento que vão desde a lembrança do aniversário da paciente até as recomendações de retornar para fazer os exames. E, mais: ações de relacionamento com os médicos e secretárias destes, já que são eles também os grandes parceiros para indicar o laboratório, lembrando de aniversários e oferecendo palestras de interesses dos mesmos.

Com visão de longo prazo e o desafio de ser a Tof of mind das mulheres na categoria Laboratório, a empresa mantém um canal aberto de pesquisa de satisfação que é dado para a paciente responder. E um destes resultados é a taxa de retorno de mais 90% das pacientes ao laboratório.

E o Femme não pára por aqui. Com a saudável ambição de quero mais, o laboratório espera abrir 5 novas unidades em São Paulo nos próximos anos com foco no mesmo público-alvo que hoje atingem – AB.

A Equipe Delas! Mkt parabeniza ao Femme e seus parceiros pelas excelentes práticas de marketing voltadas para mulheres.