quarta-feira

Nova sessão - ENTREVISTAS NO DELAS! MKT



Olá,
Hoje começaremos uma nova sessão no nosso Blog - a sessão de entrevistas!
E para aproveitar o mês de Outubro que ainda não acabou e deixar um recadinho para todas as mulheres se cuidarem, teremos como entrevistado o Dr. Rogério Ramires, ginecologista e proprietário do FEMME Laboratório da mulher.
Aproveite esta entrevista com ótimo conteúdo instrutivo!

Delas! Mkt: O mês de outubro tem grande importância para a mulher, pois nele acontece o Movimento Outubro Rosa, que estimula as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos por volta de 1990 e hoje no Brasil várias empresas e instituições já aderiram ao movimento. O que o laboratório Femme tem feito para auxiliar o movimento?
Dr. Rogério: O FEMME tem importante contribuição para o Outubro Rosa com a divulgação do evento para todas as clientes e médicos parceiros, assim como o Outubro Rosa contribui com a divulgação da nossa principal ação de responsabilidade social: A Campanha Saúde da Mulher.

Delas! Mkt: O laboratório Femme tem atendimento exclusivo a mulheres. Em sua opinião, o Sr. acredita que a mulher se sinta mais a vontade para realizar exames de prevenção de câncer neste laboratório por causa disso? E quais são os exames oferecidos pelo laboratório?
Dr. Rogério: As mulheres se sentem mais a vontade, devido ao ambiente acolhedor, equipe médica especializada, tecnologia de ponta e atendimento diferenciado e humanizado, proporcionando o bem-estar físico e emocional a todas. Os exames são: Colposcopia, Vulvoscopia, Colpocitologia Oncótica, Anatomia Patológica, Hibridização Molecular, Histeroscopia, Ultrassonografia Geral e Especializada, Doppler Colorido, Mamografia Digital, Mamotomia, Core Biopsy, PAAF, Agulhamento, Densitometria Óssea, Medicina Fetal, Ressonância Magnética, Citogenética, Biologia Molecular, Imunohistoquímica e Análises Clínicas.

Delas! Mkt: Sabemos da preocupação dos diversos órgãos para divulgar a importância do auto exame das mamas como prevenção e possibilidade de cura. O que mais seria importante para alertar as mulheres a se previnirem contra este tipo de câncer e dos demais?
Dr. Rogério: Importante é realizar o exame de mamografia anual, e já foi comprovado que o auto-exame das mamas não é o suficiente para prevenção do câncer.

Delas! Mkt: Quais são os sintomas que a paciente pode apresentar ao ter câncer de mama? E de colo uterino?
Dr. Rogério: A paciente somente vai apresentar sintomas e sinais na fase avançada dessas doenças. No caso de câncer de colo uterino, a mulher vai apresentar sangramento com odor desagradável no estágio de câncer invasivo. Por isso, a importância de realizar os exames preventivos, para o diagnóstico precoce, uma vez que a evolução dessa doença é silenciosa.
Quanto ao câncer de mama, também é importante a realização da propedêutica (ensinamento e introdução da avaliação) de prevenção para evitar a evolução para casos de caroços (nódulos) que são detectados nas fases mais avançadas da doença.

Delas! Mkt: Quais são os recursos tecnológicos utilizados hoje pelo Femme para detectar e tratar a mulher contra o câncer de mama e colo uterino?
Dr. Rogério: Prevenção do câncer de mama: Deve ser feita a auto-palpação, palpação de mamas no ginecologista, ultrassom de mamas em pacientes jovens quando necessário e mamografia uma vez ao ano a partir dos 40 anos de idade. Disponibilizamos a mamografia digital que é o principal método para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, recentemente inauguramos a Ressonância Magnética indicada para casos de risco aumentado.
Rotina de prevenção do câncer de colo uterino: vulvoscopia, colposcopia, colpocitologia oncótica (papanicolau) uma vez ao ano, a partir do início da atividade sexual. Realizamos também a captura híbrida, indicada para casos especiais.

Delas! Mkt: O Femme tem como um dos destaques a especialidade em câncer Ginecológico. Dentro do quadro médico do laboratório, qual a porcentagem destes especialistas? E quais os diferenciais que o Femme oferece as suas pacientes nestes exames?
Dr. Rogério: Existem profissionais de alto know-how científico dedicados à prevenção do câncer ginecológico: Dr. Rogério Ciarcia Ramires (título de especialista em Patologia no Trato Genital Inferior pela Sociedade Brasileira e doutor em Medicina pelo Departamento de Ginecologista e Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de USP), Dr. Dirceu Ramires Serrano, Dr. Décio Roveda Junior e Dr. Carlos Alberto Pecci Ferreira, que lideram uma equipe de 30 médicos dedicados a essas áreas, equivalente a 60% do corpo clínico.

Delas! Mkt: Além do diagnóstico do câncer, o laboratório Femme também realiza tratamento contra a doença?
Dr. Rogério: O FEMME é um centro de diagnósticos e realiza apenas os exames. Temos um serviço de apoio ao ginecologista para tratamento da infecção pelo HPV.

Delas! Mkt: Quais as mudanças no comportamento que geralmente acontecem com a mulher com câncer? E o que a família pode fazer para ajudar?
Dr. Rogério: Existem algumas etapas após o conhecimento da doença. Em geral, no primeiro momento ocorre uma resistência em relação à situação, às vezes até mesmo uma revolta e depois acontece o processo de conscientização o que leva a paciente ao sofrimento, amadurecimento e mudança de hábitos para conseguir enfrentar a doença. A família deve dar total apoio, deve ser transparente, sem esconder os fatos e ajudar a paciente a enfrentar essa nova etapa da sua vida.

Delas! Mkt: O que os médicos deveriam fazer, em sua opinião para estimular as mulheres a fazerem o auto-exame?
Dr. Rogério: Os médicos têm um importante papel na orientação e conscientização da população. Isso pode ser feito através de palestras, matérias, reportagens, utilizar todas as formas de comunicação para estimular as mulheres a realizarem os exames preventivos.

Delas! Mkt: O Sr. acredita que o Brasil seja referência no tratamento do câncer em mulheres? Por quê?
Dr. Rogério: O Brasil está se esforçando, porém os números de casos de câncer de colo uterino e de mamas ainda são alarmantes.

A Equipe Delas! Mkt agradece ao Dr. Rogério, a equipe do laboratório e à RMA Comunicação pela entrevista concedida.