terça-feira

O GPS é um parceiro na hora de dirigir, mas é preciso cuidado

Coluna Trend By Woman (TBW) por Luana Ramos

Dirigir na maioria das grandes cidades muitas vezes se torna um desafio para todas as mulheres. Não, não vou tocar no assunto de que homens dirigem melhor nesse trânsito caótico e anormal que nos rodeia. Aliás, não concordo com essa afirmação!

Refiro-me ao nó em que se transformam as cidades a cada dia, obras por todos os lados, congestionamentos, pontes, novas ruas e avenidas... E nessa hora, realmente precisamos conhecer o lugar onde estamos, porque buscar ruas alternativas, atalhos e caminhos mais curtos acaba tornando-se necessário.

É em horas como essas que podemos ter um parceiro para nos ajudar a enfrentar esses “problemas” que estão em nosso cotidiano - o GPS (Global Positioning System).

O aparelho GPS é um navegador que oferece dados de posicionamento baseados em satélites. Ele permite se localizar melhor, a partir das informações enviadas pelo satélite ao receptor, e fornece dados sobre velocidade na via, radares, mapas e muito mais. A informação é captada e um software a transforma em comandos de voz e mapas, orientando o motorista.

Além dos aparelhos usados em automóveis, há ainda os celulares que oferecem esta tecnologia.

Mas para que o GPS seja um parceiro e não uma armadilha, é necessário seguir algumas dicas na hora de usar o aparelho:

• Espere algum tempo antes de sair com o carro até que o GPS localize o sinal do satélite, pois isso demora mais quando o veículo está em movimento.

• O mau tempo, excesso de prédios altos e outros fatores podem afetar a recepção do sinal do satélite.

• Confie no aparelho, mas desconfiando. Algumas ruas podem ter mudado de sentido ou não estarem mapeadas, o que requer jogo de cintura do motorista.

• Em horários de pico, evite escolher o caminho teoricamente mais rápido, pois o aparelho levará você a sair nas grandes avenidas e às vezes enfrentar um trânsito desnecessário.

• Ao escolher a opção de caminho mais curto, a chance de seguir por ruas alternativas é maior. Cuide, no entanto, de observar se o caminho sugerido é seguro.

• Não deixe o carro estacionado com o GPS preso ao pára-brisa do carro. Guarde-o com você, assim como o som automotivo.

• Não pare o carro para procurar rotas em lugares escuros e pouco movimentados. Busque a rota sempre antes de sair do local onde o carro está estacionado.

Atualmente o mercado possui aparelhos GPS para todos os perfis de motoristas. Há aparelhos com função de MP3 Player, televisão, guia turístico e até indicador de trânsito. Porém, o mais importante é que eles sejam rápidos na localização da rota e que sejam de fabricantes que atualizem a base de mapas gratuitamente.

Por isso, muita atenção na hora de adquirir o seu aparelho GPS!

Abraços,
Luana.