Facebook,
Twitter, YouTube, blogs... São tantas as ferramentas de internet que permitem
que as pessoas estejam sempre conectadas e antenadas com tudo o que acontece ao
seu redor de uma maneira instantânea. Mas, a algum tempo essas redes sociais
deixaram de servir apenas para entretenimento pessoal. Hoje, há muitas empresas
que já perceberam a força que esses canais possuem e por isso, não abrem mão de
utilizar seus perfis como forma rápida de levar as novidades ao seu
público-alvo e assim manter um canal de comunicação direto com o cliente.
Para
as empresas, a tarefa mais fácil é estar nos canais de relacionamento na
internet. Afinal, é só criar um perfil e pronto! Porém, esta etapa é só o
início do trabalho... Todos os perfis criados pela empresa demandam cuidado e
atenção para que sejam efetivos na construção de um relacionamento on-line.
Comunicar
os canais onde a empresa está é de extrema importância para que as pessoas
comecem a interagir. Para isso, a inclusão dos links das páginas de
relacionamento no site institucional da empresa é mandatório como primeiro
passo para trazer mais confiança para que o público utilize os novos canais de
comunicação para se relacionarem com a companhia.
Uma
boa maneira de impulsionar as ações na internet é a realização de promoções
exclusivas através das redes sociais para os seguidores da marca. Muitas
empresas atualmente utilizam o Twitter para realizar esse tipo de ação, uma vez
que esse canal é muito dinâmico e de alcance imediato. Temos como exemplos
recentes: as operadoras Vivo, Claro e TIM realizando ações promocionais através
do Twitter para o lançamento de aparelhos da Motorola.
Como
já dito anteriormente, as ferramentas de comunicação com o cliente através da
internet são dinâmicas e de alcance imediato. Por isso, é preciso evitar que
esse relacionamento se torne desinteressante para o público-alvo. Manter uma
rotina de horários durante o dia para atualização dos posts é muito importante
e, vale ressaltar que o cuidado com os assuntos publicados não pode ser
esquecido, para manter a credibilidade da informação. Divulgar informações
úteis faz com que as pessoas comentem as notícias e compartilhem com amigos e
conhecidos.
A partir do momento em que uma empresa está presente nas redes sociais, começará
a receber dúvidas, reclamações, sugestões e elogios dos seus seguidores.
Portanto, é preciso criar um fluxo para que o cliente seja respondido e não se
sinta abandonado pela marca, fazendo com que as ferramentas de relacionamento
atuem de uma forma positiva.
A Natura, por exemplo, é uma das empresas de consumo que mantêm perfil no
Twitter, YouTube, Orkut, Facebook, além de blogs relacionados a diferentes
temas. Segundo matéria do Valor Econômico, as dúvidas que chegam através desses
canais são respondidas em até dois dias.
A
maioria das empresas estão presentes no Facebook, Twitter e possuem os seus
blogs. Confira abaixo pequenas dicas de como tornar cada canal mais atrativo
para os seus públicos.
Facebook – O Facebook permite se
comunicar facilmente com seus seguidores no site. Mural, fóruns e atualização
de status permitem responder dúvidas, postar novos produtos e conversar com
consumidores. Assim, é possível receber vários feedbacks de clientes e admiradores
da marca que poderão servir para projetos futuros.
Twitter – No caso de empresas que
possuem muita coisa a dizer, é melhor possuir mais de um perfil no Twitter para
que os seguidores não se sintam confusos com tanta informação sobre assuntos
diferentes.
A
Vivo trabalha dessa maneira, a empresa possui 4 perfis no Twitter que estão linkados entre si e permitem que o
cliente siga e obtenha informações relacionadas aos assuntos que mais o
interessam.
Blog – O blog é um canal de
comunicação com o cliente da marca, não é legal utilizar este canal como meio
de divulgar ações de lançamento de um produto ou serviço (ex: press release e
ações na mídia). É interessante publicar no blog informações relacionadas ao
modelo de negócio da empresa, que despertem curiosidade do leitor de uma
maneira mais descontraída e que traga a interação de quem ler.
O
site de marketing CMO criou uma lista com informações que podem auxiliá-la na
hora de pensar em como colocar o seu modelo de negócio nos perfis de internet.
Acesse a lista através deste link:
A
internet está aí! Aproveite os recursos que essa rede gigante oferece para
tornar o seu empreendimento cada vez mais conhecido e próximo do seu público!
Abraços,
Luana