terça-feira

Os dilemas da nova mulher

Já dissemos aqui que a mulher atual é a multi tarefas. Mas, resta saber por quanto tempo esta fase durará.

Acompanhando alguns fóruns, debates e estudos relacionados ao mercado feminino é possível perceber que as mulheres estão na fase final da multi-tarefas. E este é um momento de transição de grande importância, já que será regido por uma nova etapa  - o da escolha.

A mulher galgou por novos desafios, assumiu novos papéis e em muitos casos tudo isto foi somado a sua tarefa de mãe, dona de casa e esposa. O que para muitas destas não trouxe a felicidade plena tão buscada pelo sexo feminino, pois a missão de administrar todos os interesses nem sempre foi satisfatória, deixando de cumprir bem muitos deles. E aí veio a culpa.

Atualmente, a culpa faz parte de muitas mulheres por sentirem que chegaram onde sempre quiseram estar – ascensão de carreira, principalmente, mas não conseguem acompanhar seus filhos na educação integral.  Ou ao contrário, mulheres que sempre cuidaram de sua prole e se culpam por não terem dedicado mais tempo para sua carreira. Ou ainda, as multi-tarefas que estamos falando que não deram conta nem das crianças, tão pouco da carreira. E outros tantos exemplos de culpa feminina que não citaremos aqui, por ser um capítulo sem fim.

As possibilidades para a mulher atual são diversas. Resta ela saber o que mais importa para si mesma e para sua família, sem abrir mão daquilo que quer alcançar.

O autoconhecimento é crucial nesta nova jornada do poder feminino. É preciso fazer escolhas! É necessário ter crítica e pensar o que no futuro pesará na balança.

A principal diferença entre a mulher de gerações anteriores e a da mulher da próxima etapa é que esta terá autonomia nas suas escolhas, e contará com a multiplicidade de possibilidades. Já a do passado, ou ela aderia a um padrão pré existente ou se tornava rebelde.

Hoje, ainda existem muitos tabus a serem quebrados, mas as escolhas serão melhor entendidas por todos. Claro que este novo “entendimento” das escolhas femininas, depende de diversos fatores que influenciam diretamente na sociedade como um todo. E são eles: a diversidade cultural no mundo e no imenso território brasileiro e principalmente aspectos sócio econômicos, que colocam muitas vezes a mulher em papéis que se ela pudesse escolher não os faria.

A mulher moderna precisa entender que a felicidade não é a busca e sim o processo para realmente fazer suas escolhas.

A real fase da mulher atual é a da reclamação, pois ela conseguiu assumir diferentes papéis, mas está aprendendo com quais deles mais se identifica. E ainda, como abdicar de alguns, pois não são mulheres maravilhas. Só que esta fase precisa ser curta, pois a sociedade está esperando pela mulher das possibilidades, das escolhas.

Já vemos alguns sinais da evolução desta etapa de transição quando, por exemplo, presenciamos uma mulher assumir que nasceu para ser dona de casa, para ser mãe, que não quer ter filhos, ou que quer ser diretora de uma grande empresa, por exemplo.

A fase de escolhas não é necessariamente optar por uma única atividade para ser exercida, mas sim dar pesos para cada uma delas que realmente queiram assumir. E nesta fase, deixar outras tantas não será sacrifício e sim escolhas que todas teremos que fazer.