quarta-feira

Mulher e Chocolate

Na semana da Páscoa nada melhor do que falar de chocolate.

E qual a relação deste ícone da satisfação com as mulheres?

Talvez uma das vezes que mais nos lembramos das mulheres com forte fixação por chocolates seja na TPM. Toda e qualquer mulher (exceto as que não gostam de chocolate mesmo!) ficam loucas para comê-los nesta fase.

A explicação é simples: na TPM, o organismo feminino sofre queda na taxa de estrogênio e elevação dos níveis de progesterona que está associada à diminuição da serotonina (o chamado hormônio da felicidade!). E neste caso o chocolate contribui para recuperar esta substância e estimular sensações de prazer e bem-estar.

A serotonina, nada mais é que um neurotransmissor capaz de controlar a liberação de alguns hormônios, regular o sono e o apetite.

Além disso, o cacau do chocolate somado ao açucar, que dá bastante energia e diminui o cansaço , ajuda a evitar a ansiedade e irritação tão comuns nos dias de TPM.

Outro dado interessante que reforça a tese de que mulheres são mais propícias a comer mais chocolates e doces em geral que os homens, é que estes sintetizam a serotonina mais rapidamente do que as mulheres e são capazes de armazenar o dobro do que elas.

Comer chocolate traz muitos benefícios para a saúde feminina, como : prevenção da depressão, anemias carenciais, ajuda a melhorar o colesterol bom (HDL), fortalece a resistência imunológica e também auxilia no cuidado com os cabelos e unhas.

Mas, não é qualquer chocolate que estamos falando. O mais indicado é o amargo, pois possui maior concentração de flavonóides. Já o chocolate ao leite e o chocolate branco são os menos recomendados devido às gorduras saturadas.

Porém, apesar de ser um santo remédio para os momentos de TPM e momentos de angústias, o chocolate em excesso engorda e pode ser um dos fatores causadores da obesidade. Além de aumentar o triglicérides, o colesterol total e a pressão arterial, segundo médicos especialistas. Então, não pode ser comido em grandes quantidades.

O difícil é resistir a tantas tentações neste período do ano. Feliz Páscoa a todos!