sexta-feira

Amamentação - dicas para as mamães


Coluna Trend By Woman (TBW) por Paula Pimenta

Antes do João Paulo nascer li muito sobre a amamentação, principalmente na internet. E claro que encontrei todos os tipos de informação que tanto pode nos preocupar ou aliviar. Li tanto que me senti uma expert no assunto.

Então, segue a minha visão sobre o tema é:

Amamentar aumenta o vínculo com o filho, emagrece (e muito) e faz com que você se sinta mãe, mas também não achei o paraíso que tantos falam porque passamos a ser escravas de horário (principalmente nas madrugadas).

Para quem não consegue amamentar há diversas fórmulas infantis disponíveis no mercado. A que pesquisei e tive recomendações é o Aptamil (da Danone), que contém uma excluisva mistura de prebióticos (GOS e FOS), ajuda a imunidade dos lactentes e a digestão. E você encontra em farmácias e supermercados. Mas, consulte seu pediatra para verificar qual melhor é indicado ao seu bebê.

Para amamentar é preciso se preparar. E isto inclui alguns procedimentos para preparar o mamilo, que são: passar bucha durante o banho, tomar sol (eu não consegui) e passar alguma pomada específica um pouco antes do bebê nascer (usei a Lanidrat que é cara, porém vale a pena, pois evita o ressecamento). Para quem não tem o bico do seio formado usar as conchas antes do nascimento. Além disso, as conchas são excelentes também após o nascimento para colocar à noite e segurar o vazamento do leite.

No primeiro dia de vida dele ambos estávamos com muita paciência para que desse certo e deu. Nunca pensei que fosse tão instintivo e fácil. É preciso colocar o bico e boa parte da auréola na boca do bebê para evitar dores. Quando for tirar o seio da boca colocar o dedo mindinho bem no canto da boca e só depois tirar o seio.

A regra mais importante é ter muita paciência. Não é difícil, mas não tem muita regra porque depende de cada bebê e de cada mãe.

O livro Nana Nenê foi um grande aliado na explicação sobre a rotina da alimentação.

Hoje também dôo leite ao Banco de leite. E para quem quiser ajudar segue os contatos.

Telefones do Banco de Leite: 11 22924188. É só pedir o telefone do local mais próximo da sua casa, se cadastrar e agendar a coleta em casa.

Para as futuras lactantes boa sorte!!

Beijos,

Paula.