segunda-feira

Entrevistas - Quer comprar ou alugar um imóvel?

Janeiro, vida nova, mudanças! Mudanças? Isso mesmo...o ano se inicia e muitas pessoas começam a buscar um novo imóvel como primeira grande resolução do ano. Confira aqui as dicas do Diretor da Imobiliária Saruê, Luiz Augusto Almeida, para quem quer adquirir um apartamento ou casa. E as tendências para os próximos anos para este mercado.

Entrevista:

Delas Mkt: O mercado imobiliário em 2010 esteve muito aquecido, com grandes valorizações de imóveis devido a diversos fatores, mas um em especial que foi a grande demanda ocasionada pelo bom desempenho da economia brasileira. Como você vê este mercado para 2011?
Luiz: A perspectiva é que o mercado mantenha-se em um bom ritmo de atividade. Haverá valorização, embora não tão agressiva como nos anos anteriores. O mercado de imóveis usados concentrará as melhores oportunidades para quem deseja adquirir.

Delas Mkt: O mercado imobiliário tem sazonalidade? Se sim, quando seria o período de maior procura?
Luiz: Existe alguma desaceleração do Natal até após o carnaval, mas nada que possa ser chamado de uma "entre safra”.

Delas Mkt: A mulher é responsável por grande parte do consumo do país, com cerca de 1.3 trilhão dos 2 trilhões destinados ao consumo e cerca de 35% delas são chefes de família. O poder das mulheres tem refletido na compra de imóveis?
Luiz: Sim, de forma espantosa. Há duas ou três décadas, praticamente não havia negócio imobiliário sem a participação decisiva de um homem. Mesmo em casos de mulheres independentes financeiramente e solteiras, sempre havia ou um pai, ou irmão ou um amigo aconselhando e colocando-se ao lado nos momentos decisivos. Hoje cada vez mais se dá o contrário. Mais e mais mulheres independentes visitam, negociam, examinam documentos, sem necessidade de qualquer aval masculino para sentirem-se seguras. Mesmo nas compras familiares as decisões mais importantes do processo são tomadas pelas mulheres.

Delas Mkt: Comprar um imóvel tem um papel importante na vida de todos os brasileiros. E cada vez mais propostas de financiamentos de incorporadoras e bancos possibilitam a compra da casa própria às famílias brasileiras. Quais as dicas que você daria para quem está procurando um imóvel neste momento?
Luiz: É muito importante ser seletivo em momento de mercado agitado. Os imóveis na planta, com toda a flexibilidade na forma de pagamento, acabam escondendo um preço real por metro quadrado no topo do mercado. Nos imóveis usados, por vezes imóveis com pequenas necessidades de "um trato" ainda são verdadeiras pechinchas.
No caso de financiamento há uma abundante oferta de recursos. Recomendamos pesquisar muito, pois existe a possibilidade de se negociar excelentes taxas. Na Saruê temos um Departamento voltado exclusivamente a orientar os caminhos para que se obtenha as melhores condições.

Delas Mkt: Para quem está buscando um imóvel para comprar, quais são os documentos pedidos por um imobiliária? E para aqueles que querem alugar?
Luiz: Na compra são solicitados dos vendedores toda a documentação que comprove a titularidade e que sobre o imóvel não pese nenhum ônus, dúvida, dívida ou litígio, que possa comprometer a aquisição.
Na locação é solicitado comprovação de capacidade de pagamento, documentos pessoais e garantia que pode ser caução, seguro ou fiador.

Delas Mkt: Se a compradora quiser utilizar seu FGTS para adquirir um imóvel, quais são os procedimentos a serem feitos?
Luiz: Os procedimentos são muito semelhantes aos da obtenção de financiamento. A solicitação é feita junto ao agente financeiro ou a própria CEF, que administra os recursos do FGTS. A avaliação do imóvel por estes órgãos comprovará que o valor requisitado é compatível com o do imóvel; em seguida a análise jurídica emitirá instrumento particular com caráter de escritura pública que assinado será levado a registro no cartório competente, após o qual os valores serão liberados diretamente aos vendedores.
O imóvel não poderá ter valor superior a R$ 500.000,00 e nem ter sido objeto de saque do FGTS nos últimos 3 anos.

Delas Mkt: De acordo com seu conhecimento de mercado, o que uma mulher tem comprado mais: um lançamento ou um imóvel usado? Por quê?
Luiz: As mulheres tendem sempre a ser mais pragmáticas em relação à escolha da moradia. Os imóveis usados anexam oportunidades de melhores negociações e melhores preços e acabam por ser os preferidos. Além de vantagens como armários, estilos da vizinhança já de se certa forma estabelecida e exposta, e possibilidade de mudança sem espera.

Delas Mkt: Comprar ou alugar um imóvel requer muito cuidado para avaliar o real custo x benefício do bem. Quais as dicas que você daria para uma mulher verificar se realmente fará um bom negócio?
Luiz: Sempre recorrer a uma Imobiliária de confiança. A Internet entra como auxiliar importante porque disponibiliza uma quantidade muito grande de informações, que agregada às pesquisas feitas juntos aos profissionais que atendam a região de interesse dará os parâmetros necessários para que seja tomada uma decisão segura.

Delas Mkt: Quais são os principais diferenciais da Saruê em comparação às demais imobiliárias do mercado?
Luiz: A Saruê é uma empresa basicamente feminina. Temos 85% da equipe voltada ao atendimento de comercialização de imóveis residenciais formada por mulheres.
Nossos profissionais atuam de forma focada, ou seja, se especializam numa região, normalmente onde moram, o que possibilita o desenvolvimento de uma carteira de ofertas melhor direcionada.
Nosso corpo jurídico é orientado a empreender todos os esforços necessários a finalização segura da negociação.
Oferecemos assessoria para obtenção de financiamento, com consulta direta a plataforma de crédito imobiliário dos principais Bancos brasileiros. E se algum leitor deste blog tiver interesse nesta consultoria, prestamos como cortesia, independente de adquirir ou não o imóvel conosco.
Oferecemos profissionais com expertise na comercialização de imóveis de terceiros e lançamentos.

Delas Mkt: É possível afirmar qual a porcentagem comparativa entre mulheres e homens que adquirem imóveis na Saruê? Qual a predominância?
Luiz: 63% dos imóveis vendidos a solteiros tiveram a mulher como compradora.


A Equipe Delas! Mkt agradece ao Sr. Luiz Augusto Almeida pela excelente entrevista concedida e parabeniza a Saruê Imóveis pela dedicação em oferecer um serviço diferenciado para a mulher.

Saruê Imóveis - www.sarueimoveis.com.br