terça-feira

Sabe qual foi a compra mais desejada por uma mulher neste final de ano? Experiência!

Coluna Trend By Woman (TBW) por Cinthia Almeida

O comércio esteve aquecido e as compras de Natal foram feitas com muitas novidades. Agora, em janeiro, chegaram as liquidações.

E o que fez sucesso neste Natal? A compra por experiência, seja ela propiciada pela indústria, por empresas de serviço ou pelo próprio varejo.

Hoje não compramos simplesmente produtos ou serviços, mas o bem-estar do uso que vem com eles.

É possível ir até uma loja de eletroeletrônicos e depararmos com uma vitrine interativa em que a TV mostra serviços de acesso ao Facebook, You Tube, previsão de metereologia e locação de filmes. Tudo isto ao tocar uma vitrine.

Além disso, já é possível contar com os tablets (disponíveis no Brasil das marcas Apple – o Ipad e Samsung – Galaxy Tab) que cabem em uma bolsa de mulher e que além do charmoso design oferecem uma experiência incrível de uso.

E não estou falando somente de experiências tecnológicas. E sim, de uma gama de serviços diferenciados que agregam mais valor aos produtos e também aos próprios serviços.

Qual mulher não conhece os diversos cursos de maquiagem oferecidos por marcas famosas que revertem ao final da aula o valor total ou parcial para compras de maquiagem na própria loja? É esta oportunidade que traz a mulher para o ponto de vendas, que a faz vivenciar o produto e a fideliza.

A mulher tem os cinco sentidos aguçados e desenvolve uma empatia às marcas que souberem explorar bem cada um deles.

A experiência por olfato, por exemplo, que já é muito conhecida nas lojas de roupas e de cosméticos, como Le Lis Blanc e L’occitane. Mas, por que não criar um cheiro especial para uma loja de sapatos, móveis, acessórios ou carros, por exemplo? Esta é uma das ferramentas do marketing experiencial, que é simples e que fica na cabeça da consumidora.

Outra novidade foi  produtos que vendem a própria experiência! Esta ideia começou na Europa e se propagou por vários continentes chegando ao Brasil por intermédio de livrarias como Fnac e Saraiva. O conceito é vender os pacotes estilizados com temas.

Tem como públicos-alvo pessoas e empresas que compram vales-presentes que permitem ao contemplado escolher entre uma seleção de destinos ou atividades acerca de certo tema, que vão desde uma simples massagem até um salto de paraquedas. Esta é a empresa Smartbox que tem uma embalagem que chama a atenção e transmite a mensagem do que é o presente.

É notável a evolução do mercado que a cada data comemorativa inova para fisgar seus disputados clientes. E no jogo do ganha-ganha, a consumidora mostra que está cada vez mais adaptada a esta tal “Experiência” de compra.

Abraços,

Cinthia Almeida