segunda-feira

Tendências para o varejo dos próximos anos

Na última semana (de 9 a 12 de janeiro) ocorreu a 100a. Edição da NRF (National Retail Federation) em Nova York.

Este evento reuniu públicos de diferentes países para debater sobre as grandes novidades e tendências do varejo para os próximos anos. E os brasileiros marcaram a edição em peso, com uma expressiva participação de 32% entre todos os presentes.

Duas palavras tiveram grande ênfase nesta conferência – Mobilidade e Sustentabilidade.

E para o universo feminino, constatamos que ambas se encaixam em tudo que temos trazido como tendências para o mercado.

A tecnologia por meio da mobilidade está ganhando cada vez mais participação seja pela RFID (realidade aumentada) já utilizada para simular interações de experimentação por parte do consumidor com o produto, passando pelas telas touch screen, com a facilidade de acionar o equipamento com apenas um toque, até os aplicativos de celulares em que é possível identificar quais as calorias de determinados alimentos. Sem contar as trocas de experiências impulsionadas pelas redes sociais.

Um case muito comentado na NRF foi da Disney Store na Times Square, em NY, em que o consumidor é encantado (palavra inerente à marca Disney) em todos os momentos de sua permanência na loja. Para crianças e adultos, os ambientes foram desenhados e desenvolvidos com tecnologia de ponta para estimular o consumidor a entrar no universo do encantamento, por meio de experiências criadas que reunem integração, informação, diversão, entretenimento e customização.

Nesta mesma loja, meninas e mulheres por meio da Realidade Aumentada conseguem se ver com roupas e acessórios das princesas da Disney com apenas um toque.

A sustentabilidade também foi tema discutido em todos os debates. Assunto este que não é novo, porém foi destacada a importância de atitudes que saiam do papel e tornem os produtos mais acessíveis a todos. A sustentabilidade não vem sozinha e sim com produtos e serviços de empresas que ofereçam seus diferenciais e ainda agreguem a preocupação social e ambiental a tudo isso.